11 outubro 2013

Nossa Infância nos Livros

Imagens: Pinterest.
Estamos às vésperas do dia das crianças e para comemorarmos essa data que, há tempos, muitos de nós não comemoramos mais, resolvi trazer uma coletânea dos clássicos que fizeram parte, acredito, não só da minha infância, como de muitos de vocês, leitores. Vamos relembrar essa fase da nossa vida juntos?

Chapeuzinho Vermelho
Ah, quem não se lembra de quando ouvíamos a história da doce menininha que ao levar os doces para sua vovozinha era surpreendida com a presença do lobo mau? Pois é, acho que todos nós já ouvimos muito essa história, em diversas versões, e já lemos também, muitas vezes, depois que adquirimos a habilidade da leitura. 
É uma clássico cheio de fantasia e, na versão que me contavam (eu não sei se vocês já ouviram assim também), eu sempre achava o máximo o caçador conseguir tirar a vovozinha ilesa da barriga do lobo mau depois de ela ter sido comida por ele. Coisas de criança.
Os Três Porquinhos
Essa história é realmente incrível. Três porquinhos que eram irmãos e que constroem casas diferentes para se proteger do lobo mau. Dois deles se vêm derrotados pela força incrível do sopro do lobo mau (que mais uma vez dá sua cara nos clássicos), até que refugiados na casa do porquinho que construiu a casa mais forte, o lobo é derrotado e morre de tanto esforço que fez para derrubar casinha. 
E na minha mente de criança, eu queria saber por que todos não se juntaram logo e fizeram uma casa muito maior de tijolos de uma vez (eu tinha a mente muito criativa, haha).
Pinóquio
O pequeno boneco de madeira que sonha em ser menino de verdade, vê seu nariz crescer toda vez que conta uma mentira. O bom e velho clássico contado por nossos avós e pais para nos ensinar a não mentir. Já deixei de dizer tantas mentirinhas com medo que meu nariz ficasse gigante (sério!).
Apesar de saber que saber que Pinóquio contava muitas mentiras, eu sentia tanta pena dele e torcia tanto para que ele se tornasse uma criança de verdade como eu era. Quando a gente é criança, a gente não consegue desejar mal às pessoas, não é?
O Patinho Feio
E essa história? Tão linda!
Confesso que era uma das minha preferidas. Não porque eu me sentia um patinho feio, não. Eu achava maravilhoso a história, a moral, o desfecho. Tudo era tão triste, mas com um final tão feliz!
O Patinho Feio nos conta a história de um patinho que desde quando nasceu se sentia feiinho e diferente dos outros e era desengonçado, não conseguia se encaixar. Todos riam dele e caçoavam do seu jeito. 
Um belo dia ele se descobre como um lindo cisne elegante e percebe que nunca fora feio, mas sim especial. Isso não é lindo? 
Histórias de princesas
Esses clássicos acredito que a maioria das meninas já ouviram e desejaram ser como uma princesa. Histórias como A Branca de Neve, Cinderela, A bela e Fera, A bela Adormecida, todas elas já fizeram o mundo das meninas muito mais cor de rosa. 
As princesas que sempre tinham uma bruxa má em seu caminho para a felicidade, mas que sempre eram vencidas pelo amor do seu príncipe encantado, tudo isso enchia o mundo de nós, meninas, de pura fantasia.
Elegi desde pequena, A Bela e a Fera como meu clássico de princesas favorito. A beleza da história sempre me encantou. Mas todas elas são narrativas lindas e que fazem até hoje, muita menina sonhar.


São muitos clássicos que compõe a nossa infância e que ajudaram a construir nosso caráter e aumentar nossa imaginação. Eu poderia falar de muito outros, mas esses, acredito, são os mais comuns à todos. 
E depois de elencar os mais tradicionais, agora quero saber: qual clássico mais marcou a sua infâcia? Algum dos que estão aqui ou algum outro que você se lembra? Compartilhe suas lembranças, porque no fim das contas a gente nunca deixará de ser criança.

Comentários
4 Comentários

4 comentários:

  1. Livros, desde pequena sempre fui incentivada a ler, tinha uma enorme coleção de livrinhos infantis, e ainda tenho! kk.
    Foram graças a esses livros que eu peguei amor a leitura! Beijos

    http://purotititi.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. EU sempre lia O patinho feio para minha MÃE! Ela sempre amou histórias de crianças, e logo que eu aprendi a ler, o papel se inverteu! hahaha
    beijos e que Deus te abençõe ♡ Blog Like a Rock, Like a Roll (clique) | Fan page|Pesquisa

    ResponderExcluir
  3. Eu amava esses livros quando era criança!!!


    Beijinhos
    http://www.justbia.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Adorei o blog, muito lindo e com muita informação interessante, beijos. ;*

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...