14 outubro 2013

A Reviravolta da Moda

Coleção New Look de Dior. 
Após a 1ª guerra mundial (1914-1918) e o fracasso da Alemanha na guerra,  muitos dos países envolvidos ficaram pobres e sem recursos. A Europa estava falida, porém os Estados Unidos estavam ganhando muito com a guerra, visto que eram os grandes fornecedores de metal da Europa.

O período que se seguiu após a 1ª Guerra Mundial até 1939 é chamado de período entre guerras. Foi nesse espaço de tempo que se iniciou novamente uma tensão entre os países da Europa e União Soviética e entre Japão e Estados Unidos.
Em 1929 ocorre o grande crash na bolsa de valores estadunidense, implicando no fechamento de grandes indústrias, o que culminaria em desemprego e pobreza.
Assim, já não bastasse a Europa estar arrasada, houve indícios de uma nova guerra que estaria por vir: a 2ª Guerra Mundial(1939-1945).

Ocorre a 2ª Guerra Mundial. Países da Europa em conflito e racionamento de tudo, desde alimentos até metais. Era tal o racionamento e pobreza, que mulheres, já no final da guerra, ao invés de comprar batons (cosméticos) novos, devido à falta do metal, compravam apenas o batom em si. Após a morte de milhões de europeus, mulheres tiveram de assumir papéis antes masculinos, visto que seus esposos haviam morrido na guerra. Aí começa a ascensão da mulher na história.
Os Estados Unidos, muito adversamente a Europa, apenas enriquecia. Todos estavam cansados das guerras, o mundo necessitava algo novo, necessitava cor, vitalidade. 
E é nesse cenário que surge o nosso hoje muito famoso Christian Dior. Francês, apresenta ao mundo o new look, que causou rebuliço na época e até hoje e bem lembrado. Chanel, francesa também, cria roupas mais utilitárias e simplistas demonstrando a capacidade da mulher de autossuficiência.
New look da Maison Dior - 1947.
Tailleur da Maison Chanel.
Gabrielle Bonheur Chanel (1883-1971).
Christian Dior (1905-1957).
Rapidamente, os anos 50 tornam-se época de luxo, sofisticação e glamour. Era a vitalidade que o mundo precisava.
Os Estados Unidos estavam vivendo um momento de prosperidade e confiança, já que haviam se transformado em fiadores econômicos e políticos do mundo ocidental após a vitória dos aliados na guerra. Isso fez surgir, durante esse período, uma juventude abastada e consumista, que vivia com o conforto que a modernidade lhes oferecia. Era o sonho americano.
É dessa forma, que após longo período de racionamento nos tecidos e consequentemente na moda da época, dá-se a reviravolta da moda, trazendo todo o luxo, a sofisticação e o exagero à tona.
Espero que gostem tanto de história quanto eu, beijos e até o próximo post! 

Comentários
8 Comentários

8 comentários:

  1. Eu adoro demais essa época da moda. É muito marcante, principalmente pela era Chanel <3
    Saudades daqui Wendy! Está caprichando! bjs!
    lelusantos.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Que coisa linda! Acho que é a época mais charmosa da moda :D
    Blog: http://fashionscream.blogspot.com.br/
    Canal: http://www.youtube.com/user/luhsiglindes

    ResponderExcluir
  3. Nossa, perfeição essa época da Chanel e do Dior, eles foram os maiores ícones da moda, por valorizar o lado forte da mulher. Muito interessante esse post. beijos, Giovana.

    girlsabout.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. ADOREI, A gente ve a moda por aí o tempo todo.. mas ENTENDER é muito bom também, saber do ANTES, como que surgiu... =D

    Bj
    Tamara
    http://queesmalteusohoje.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Chanel sempre será minha maior inspiração no quesito moda. Durante uns bons anos da minha vida eu quis ser estilista, e ela era a minha "musa" haha.

    infinitosurreal.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Parabéns pelo post, super interessante!

    beijinhos e uma ótima noite pra você ;*

    http://noostillo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Muito linda essa época né?? Grandes estilos *-*

    Bjs
    de-livro-em-livro.blogspot.com

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...