29 setembro 2013

Trabalhando com fotografia - parte 1

Se você assim como eu também ama fotografia, e quer trabalhar com isso, aí vão algumas dicas que você deve (não necessariamente) seguir.


1 – CONHEÇA SUA CÂMERA
Pode parecer coisa boba, mas digo isso com clareza, conheça sua câmera! Quando eu comecei a tirar foto por hobbie, eu me garantia com uma cyber-shot, mas, apenas em fotos com luz natural. Fotos noturnas para mim era meu pior pesadelo. Alguém que quer trabalhar com fotografia, deve saber tirar fotos noturnas! Por isso, quando ganhei minha canon (que não é uma semi) eu pastei muuuito pra conseguir usar o flash, mas ainda pra tirar fotos noturnas sem flash. Por isso não gosto muito de passar tutorial para fotos (como muitos têm pedido), antes de recorrer a isso você tem que tentar, errar, tirar mais fotos, conhecer sua câmera! Não existe uma fórmula mágica! “Ah, o ISO é 200, velocidade 1/100 e abertura 3.0 porque a Flávia postou no Tecido Doce e deu certo” NÃO EXISTE ISSO! Câmeras são diferentes, ocasiões são diferentes, fotógrafos são diferentes! Se você desiste na primeira foto muito clara, ou muito escura, tente de novo.
2 – TENHA OBJETOS RESERVA
Quando fui fazer meu primeiro ensaio fotográfico, quase no fim dele minha câmera bugou! A mensagem de erro no cartão nunca me deu tanto desespero. Só havia aquele cartão e eu deveria continuar as fotos. Pra minha sorte a modelo era minha amiga e ela aceitou numa boa, chegando até a topar outro ensaio caso eu tinha perdido as fotos. Cheguei em casa e fui procurar programas para recuperar as fotos internas do cartão, pois quando excluímos as fotos (ou formatamos o cartão) elas apenas ficam ocultas, mas na verdade as fotos e vídeos ainda estão no cartão (fica a dica pra quem perde/empresta seu cartão). Baixei o “Recuva” e consegui todas as fotos. O que considero muita sorte, afinal, isso não era nada garantido, algumas fotos depois de recuperadas ficam com faixas pretas e etc. Ou seja, pra não ficar sujeito ao que eu passei, tenha sempre cartões reserva. E não se limite a cartões, tenha também baterias reserva, se possível leve também o carregador. Fotos com flash, por exemplo, consomem muito a bateria. Se sua bateria tira 500 fotos sem flash, com flash esse número cai para 350. E 150 fotos em uma festa, em um trabalho profissional fazem muuuuita diferença. Daí uma vantagem de usar o visor ótico ;)
3 – TRABALHOS FREELANCE
Meu primeiro trabalho com freelance foi em um jornal da minha cidade. Uma espécie de fotógrafa de balada rs Quando chega sexta-feira meu contratante me liga e me passa os locais das fotos, a quantidade e etc. No começo eu fiquei encantada “uau, eu tirando fotos pro jornal”, mas depois percebi que isso também tem desvantagens... Vamos aos pontos:
VANTAGENS:
- Você começa a ficar popular, as pessoas associam sua imagem ao seu trabalho.
- Você arruma pequenos serviços com fotografia, como um ciclo. Vão surgindo oportunidades.
- Você está fazendo algo que gosta.
DESVANTAGENS:
- Você se prende a algo, muitas vezes cheguei atrasada em tal festa porque estava fotografando tal local, ou até mesmo deixei de sair porque eu tinha que tirar fotos em tal lugar.
- Não é algo fixo. Você não tem noção  do quanto vai ganhar (ao menos no meu caso não).

E por último, SEMPRE EXIJA SEUS DIREITOS AUTORAIS. Não importa se você é novo(a) e ainda não é fotógrafo(a) profissional. Se você tirou as fotos é porque é bom o suficiente para confiarem em você. Não importa se a coluna é da pessoa tal, VOCÊ tirou as fotos, e não ela. Isso é lei, você pode processar (...) Exija, mostre que conhece seus direitos, faça seu nome! Pois acredite, é horrível alguém levar mérito por você. 

Bom galera, espero que tenham gostado. Fiz isso com base nas minhas experiências. E para não ficar chato e extenso, dividi o post em duas partes! Acompanhe o blog que logo mais tem a segunda parte. Valeu! 

Comentários
1 Comentários

Um comentário:

  1. OI!
    Adorei o seu post *--* comprei recentemente uma NIKON COLPIX L810 e aina estou aprendendo a usar, justamente pra fazer alguns trabalhos. Meu objetivo não é nem o dinheiro (apesar de sempre ser bem vindo) é fazer as melhores fotos possíveis, afinal é uma boa câmera, a fotógrafa que não é das melhores.

    Abraços,
    Marinah | Blog Marinah Gattuso

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...