15 agosto 2013

Impressos ou Digitais?

Imagens: Google.
O número de pessoas que leem livros digitais tem crescido consideravelmente em todo o mundo. A velha folha de papel está sendo substituída pelas telas dos leitores de e-books. Mas será que todos são adeptos a essa nova modalidade de leitura?

A cada dia que passa, vejo mais e mais livros sendo vendidos nas duas versões, impresso e digital, e fico me perguntando se algum dia os livros de papel se tornarão apenas um artigo de museu. O motivo pra que eu cogite essa ideia é simples: os leitores de e-books são muito práticos e os preços dos livros digitais são bem mais em conta que os livros impressos.
Os e-readers (aparelhos voltados para a leitura de e-books) e os aplicativos de leitura utilizados nos tablets permitem a leitura de diversos exemplares, não só de livros como também de revistas e jornais, com um baixo custo e muita praticidade. Enquanto os livros de papel ocupam um bom espaço nas prateleiras, mochilas e malas de viagem, caso queira carregar mais de um exemplar, milhares de livros digitais podem ser transportados facilmente em um único aparelho, e-reader ou tablet. 
A experiência de leitura é quase a mesma nas duas versões, pois já existe  tecnologia suficiente em alguns leitores de livros digitais que reproduzem perfeitamente a aparência de uma página de papel, o que faz o leitor até se esquecer de que se trata de e-book. Tanto nos tablets como nos e-readers podemos sublinhar no livro as partes que nos interessam, além de podermos adicionar comentários,  ajustar o tamanho da letra, a claridade da tela ou o modo de leitura para ambientes com muita ou pouca claridade. Muitos facilitam também a leitura com dicionários integrados para consulta de palavras desconhecidas dentro do texto. É tudo muito funcional e, por isso, os livros digitais vêm ganhando espaço cada vez maior na vida dos leitores.
Há, no entanto, pessoas que não abrem mão da boa e velha folha de papel e penso que, por essa razão, ainda vai demorar um pouco para que os livros impressos caiam nas graças do esquecimento eterno.
Eu, particularmente, sou uma amante do tradicional livro de papel. Tenho tablet e diversos aplicativos de leitura instalados nele e já li muitos livros em versão digital e  confesso que, para mim, nada substitui a originalidade do papel. 
Acho insubstituíveis as sensações que o livro impresso nos traz, coisas que julgo difícil que os e-readers nos proporcione com a sua tecnologia. Por exemplo: o que é melhor que sentir o cheirinho de livro novo recém-saído da livraria? (ah, eu adoro isso). Ou a textura das páginas sob os nossos dedos? E o relevo ou a lisura das capas? Tudo isso são prazeres que os leitores fanáticos (como eu, haha) não encontram numa versão digital e isso ainda tem ajudado a garantir as vendas das versões de papel.
Bem, se depender de mim, teremos sempre as duas versões, pois ao passo que um te oferece praticidade e comodidade o outro lhe revela prazeres impagáveis. 
E vocês? Já são fãs adeptos dos livros digitais ou ainda preferem o velho papel? Qual a sua preferência? 
Comentários
15 Comentários

15 comentários:

  1. Wendyel, eu sou louca por livros impressos e nem os livros da faculdade eu consigo ler em PDF. É horrível, ainda mais pra mim que já passo boa parte do dia no pc por causa do trabalho. No meu momento relax do dia, quero mais é pegar o livro na mão e me deleitar! HAHA

    Beijos,
    Caroline
    http://criticandoporai.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Amo livro impresso, tocar, virar página por página, sentir a textura da capa <3
    Beijos;*
    blog-brigadeirando.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Como eu disse, sensações insubstituíveis :)
      Adoro tudo isso.

      Excluir
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
  3. Eis a pergunta que não quer calar. Sempre fui contra ebooks, sempre disse que nunca os leria e que nunca substituiria os livros físicos. Hoje já não posso dizer o mesmo. Amooo ebooks, leio muito mais ebooks do que os físicos e muito mais rápido. Hoje em dia não saberia mais viver sem ter um ebook e enquanto leio um físico sinto falta de ficar lendo no celular ou no computador.. kkk Acho que um não substitui o outro, um complementa o outro. Cada um tem seus prós e contras e acho que ambos podem conviver em completa harmonia. Beijos, Mi

    www.recantodami.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo plenamente. Os dois podem e devem conviver em perfeito equilíbrio. :)

      Excluir
    2. Concordo plenamente. Os dois podem e devem conviver em perfeito equilíbrio.

      Excluir
  4. eu particularmente prefiro livros impressos, ainda que tenha alguns e-books e eia sempre pelo iPad.

    Abraços,
    Marinah | Blog Marinah Gattuso

    ResponderExcluir
  5. Como você, eu prefiro o tradicional: impresso mesmo.
    Posso ler e reler sem depender do wi-fi ou da 3g. Sem contar que é lindo ter um livro.
    beijos e que Deus te abençõe ♡ Blog Like a Rock, Like a Roll (clique) | Fan page|Pesquisa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente, ter livros é beautiful! Adoro vê-los na minha estante.

      Excluir
  6. Awn,
    eu não sei se me adapto a essa nova geração de e-books. Eu amo o cheiro do papel novo, adoro eles na estante... hahaha ainda escrevo cartas ao invés de e-mails *-*
    Mas que é bem mais prático eu nao tenho dúvidas. Cada vez que mudo de ap é uma loucura pra transportar tudo! Hahaha
    Um beijo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Haha, o cheirinho de livro, novo ou velho, é realmente viciante.

      Excluir
  7. É muito difícil eu ler livros, mas eu sou mais fã dos impressos, viu? Não tenho paciência para leituras no computador, prefiro impressos <3

    Beijão,
    www.garotasemcliches.com [BLOG]
    www.donnamila.com [LOJA]

    ResponderExcluir
  8. Não consigo ler ebook de jeito nenhum :( minha vista cansa e não vejo graça em ler no computador ou nesses leitores tipo kindle!

    Adorei seu blog, dê uma passadinha no meu também, é voltado para livros :)
    www.clubedas6.com.br

    Beijos
    Débora - Clube das 6

    ResponderExcluir
  9. Bom, eu prefiro os impressos tbm, esse assunto foi ate debatido na facul esse semestre, nao sou gosto de ler no pc, (mesmo precisando), além de minhas vistas cansar, eu acabo me distraindo na internet acabando com toda graça.
    bjoss!
    Flávia

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...