14 fevereiro 2013

LookBook #9: O Cortiço

Fotos: Elisiane Manganelli.
Bom dia, meus queridos! Já estava sentindo falta de postar o LookBook, já vou avisando que está para vir muitas resenhas. Estou com muitos livros acumulados para fotografar e postar aqui, e estou aproveitando esse tempinho de férias para ler muito! Tenho certeza que vocês irão gostar das resenhas que irei trazer. Agora, vamos a resenha de hoje: O Cortiço de Aluísio Azevedo. Assim, como o LookBook anterior (clique aqui), O Cortiço é uma leitura de ensino médio e também é da edição Zero Hora.
O Cortiço
Aluísio Azevedo
Klick Editora
Romance Naturalista da Literatura Brasileira
194 páginas  
Todos os livros dessa edição possuem no final da leitura uma parte com uma pequena biografia do autor e, ainda questões de vestibular com o gabarito no final do livro. As questãos são todas relacionadas com o livro, e isso foi o que mais diferenciou a leitura por meio dessa edição, poder testar os meus conhecimentos e na época em que li me dava um reforço para os meus estudos.
Sobre a leitura, quero deixar claro que não é um dos meus livros de cabeceira. Li ele pois no momento de 2011/2012 estava me focando bastante no vestibular, e dei prioridade para obras de ensino médio e as leituras obrigadorias. Dessa forma O Cortiço, foi lido nesse contexto. 
Incialmente conhecemos a história de João Romão, um português que deseja enriquecer e faz de tudo para conseguir isso, até mesmo passando por cima das pessoas e roubando os outros. É ele que inicia o cortiço, além disso possui uma tarverna - que com ajuda de Bertoleza (uma escrava, que pensa ser alforriada) cuida trabalhando sem descanso - e uma pedreira. Outro personagem que conhecemos no início da obra é Miranda, que se torna visinho do Cortiço e acaba se desentendendo com João Romão por não querer vender uma braça de terra do terreno para Miranda. E para completar Miranda possui uma condição financeira melhor do que Romão, o que resulta na competição de João querer enriquecer mais do que seu visinho a qualquer custo (coloca Bertoloza para trabalhar ainda mais). 
O Cortiço possui uma série de personagens e histórias paralelas, como a de Rita Baiana que namora com o capoeira Firmo e que logo depois da chegada do português Jerônimo e sua mulher Piedade, faz com que o português mude seus hábitos e até sua vida. De trabalhador e bom marido, vira preguiçoso e começa a destratar a mulher. Rita e Jerônimo fogem do Cortiço, e Piedade sofrida se torna uma alcóolatra. Sem contar, que o casal possui uma filha que estuda num internato. 
Outras histórias que conta o livro são desde corrupção do meio e ascensão de alguns personagens. A maioria que foi morar no Cortiço foi corrompido e, aqueles que já moravam ali conseguiram melhorar suas vidas. Veja o exemplo de Rita Baiana e Jerônimo. Deve se citar que como uma obra naturalista O Cortiço torna os personagens em selvagens, também trata de temas como a homosexualidade e prostituição. 
Acredito ser uma boa leitura, apesar de não ser um romance fofinho e moderno, o bacana é entender como funcionava a vida em cortiço naquela época. Além disso nos situa de qual era condição de quem vivia em um Cortiço, e a vida dos personagens mostra o quão difícil era. Ainda mais lidando com o fato da escravidão, que podemos ver por meio da Bertoloza. Achei um resumo bem bacana (clique aqui), ele dá muitos outros detalhes do livro. 
Vamos ao look agora? Estou usando um vestido mullet, que ganhei de Natal dos meus avós maternos e a rasteirinha da Splatt.
Aproveitei para fotografar a minha maquiagem. Como estava bem quente no dia, passei um corretio e pó para deixar a pele uniforme. Nos olhos investi no delineador bem fininho e arrematei com uma camada de rímel, só nos cílios superiores. E nos lábios, primeiro apliquei um lipbalm e depois contornei com um lápis. Finalizei preenchendo os lábios com o mesmo lápis. E o cabelo deixei solto mesmo.
Aproveitei a luz do sol para tirar várias fotos, pois dessa forma posso mostrar com mais detalhes o make. 
Então pessoal, vocês já leram O Cortiço? E meninas, vocês investem em maquiagem no dia-a-dia?
Comentários
22 Comentários

22 comentários:

  1. Adorei o look, o livro também parece bem interesante. Beijos

    http://window-soul.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Eu sou adepta do make assim, ~acordei linda~, no dia a dia. Amei o look, preciso usar mais vestidos! haha

    Beijo,
    santaironia

    ResponderExcluir
  3. Eu já li o livro,gostei muito,acho que esse e Capitães da Areia foram meus favoritos! Adorei seu look *-*
    vestindo-ideias.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Lindo look, adorei seu vestido! Tenho este livro em casa, nunca li.. não gosto deste tipo de leitura! uhsihasuhia.. talves um dia eu me renda e o leia! rs

    *SORTEIO lá no blog, uma regata feminina do BOB ESPONJA, vem participar!
    http://tinyurl.com/b7qwxp6

    ResponderExcluir
  5. ameiiiiiiiiiii as fotos e a dica de livro, muito legal seu blog.

    http://anitamakingof.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Eu li esse livro na época do vestibular há uns 7 anos atrás rs.
    É sempre bom ler esse tipo de obras.

    Eu vim agradecer a visita la no blog. Fiquei muito feliz!

    Super Beijo!

    http://www.blogmodaeestilo.com/

    ResponderExcluir
  7. Nunca li ms parece ser bem interessante! Que linda que você é, as fotos ficaram perfeitas. Adorei seu blog, realmente muito incrível, tem tudo para fazer o maior sucesso; Já estou seguindo, segue o meu também?
    www.espacegirl.com

    ResponderExcluir
  8. Amei suas fotos, você é mt fofa rs O livro parece ser bom, apesar de não ser o tipo de leitura que chama muito a atenção. Eu tenho 2 livros dessas edições, preciso ler !

    help-adolecentro.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. É o livro que eu mais amo da época do Realismo/Naturalismo. Sou profe de Literatura e adoro quando tenho que falar deste livro...





    Bjs - Su www.rosachiclets.com.br

    ResponderExcluir
  10. Flor, o que é um lookbook? Adorei as fotos.. guria do céu, só agora vi que vc é de Poa. Tínhamos que marcar um encontro no shopp, das blogueiras.. kk ó que chique.. hehe Bjs, Mi

    www.recantodami.com

    ResponderExcluir
  11. eu me lembro de ter odiado esse livro rss Mas o look ficou tão lindo!!! ADorei o vestido e fiquei apaixonada pela foto de você sorrindo! Ficou muito linda!!!

    Passando para desejar um ótimo dia!
    Liz<3
    The Red Lil' Shoes Blog
    http://theredlilshoes.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Adoro esse livro! Li quando estava prestando vestibular, foi um dos únicos que me deu vontade de ler, os outros eram tão chaatos hahaha
    Beijos

    ResponderExcluir
  13. Eu já li essa história mas em uma versão diferente, um projeto do Senai que colocou a história com linguagem para jovens. Eu gostei muito, mas nada se compara com o real, que eu ainda quero ler.

    ResponderExcluir
  14. Oi flor eu já li esse livro na minha época de colegial ,é bem interessante,te seguindo beijos
    http://blogdonadecasatambemsearruma.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  15. Amei o look, mas como a Andreza, não sou muito fã desse tipo de leitura, rs.

    Burnny

    ResponderExcluir
  16. Ainda não, mas vou ter de pelo mesmo motivo que você. O look tá muito bonito, o vestido é um charme, mas as fotos estão amareladas, acho que errou o balanço branco...

    http://florescerepalavrear.blogspot.com.br/
    https://www.facebook.com/florescerepalavrear

    ResponderExcluir
  17. Olá
    Nunca li o livro...
    As suas fotos e o seu look ficaram ótimos!
    Beijos

    cocacolaecupcake.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  18. Oi! Também sou gaúcha, nascida em Porto Alegre, mas atualmente moro em Santa Catarina. Legal encontrar uma gaúcha por aqui *-* Te achei por acaso e já estou in love pelo seu blog haha <3 Estou te seguindo!

    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz por saber disso Carolina, é sempre bacana encontrar blogueiras do mesmo estado e ainda mais da mesma cidade que tu. Fique à vontade e, volte sempre! ;)

      Excluir
  19. Adoro esse livro, acho muuuito bom!
    e adorei seu look tbm ((:

    novo post: http://rockcorderosa.blogspot.com.br/2013/02/como-usar-coturno.html

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...