25 abril 2013

Treinando o Olhar

Estilo Homeless chic numa loja da Escócia.
Então gente, como havíamos comentado no último post: pesquisa de moda é a base. Essencial na previsão de futuras tendências, consequentemente, formas de pensar que levam à utilização da roupa de diversos modos.
Vou passar pra vocês alguns sites interessantes na área da moda que andei acumulando desde o início da minha faculdade. Lembrem-se, TUDO é pesquisa. Não podemos definir o que vai ser usado amanhã, mas podemos sim, de certa forma, dar palpites, prever e supor, baseados no momento atual em que vivemos. 

O cenário brasileiro, por exemplo: hoje, o cenário é de ascensão, estamos com maior possibilidade de viajar ao exterior, a economia brasileira está no ranking das maiores economias mundiais, e quanto à moda, São Paulo e Rio de Janeiro são cada vez mais reconhecidos com suas fashion weeks. Isto é, tirando todos os problemas que países emergentes têm, o cenário geral, pode-se dizer assim, é de ascensão.
Na pesquisa de moda, há várias formas de um estilo se tornar, de fato, uma tendência. As formas mais comuns disso acontecer são a trickle down theory e a bubble up theory. A teoria do trickle down, vem do inglês, significa gotejar, exatamente como o movimento de uma gota que sai de algum lugar cheio de água. Esta explicação meio bizarra é simplesmente pra ilustrar um pouco como é esse movimento que a moda faz. Por trickle down, pode-se definir a moda que INICIA nas passarelas e TERMINA na moda de rua mesmo. Já o movimento contrário seria o bubble up, INICIA na rua, e TERMINA nas passarelas. Como por exemplo o estilo destruído, detonado, parecendo um mendigo, o estilo homeless chic existente. Saiu das ruas e foi parar nas passarelas e lojas. Estes dois movimentos são os mais comuns e importantes no lançamento de tendências de moda, além de formarem parte de uma base sólida para o entendimento da moda em si.
Trickle Down Theory 
Bubble Up Theory

Outro ponto interessante do Brasil são as novelas. Pensem comigo, qual um dos maiores influentes na moda brasileira? Com certeza, é a novela. Sim! A famosa novela das 9 que muita gente gosta (nem todos) é uma grande transmissora de novas peças de roupa, acessórios, cabelos, estilos de vida.  Quem nasceu nos anos 90 e via a novela “O Clone” (anos 2000) certamente vai se lembrar da automática iniciação do uso de alguns acessórios iguais ao da personagem Jade, como a pulseira com anel, que tinha uma correntinha prendendo os dois. Lembro perfeitamente. O acessório foi tão usado na novela, que tornou-se instantaneamente uma totte do público!
Enfim, pesquisa de moda está em todo e qualquer lugar. Está na rua, nas passarelas, obviamente, mas também está em todo o resto, na ciência, no desconhecido, no obscuro, e em tudo mais que você puder imaginar. Comece a pensar na origem das coisas, e você vai começar a entender onde está a base da moda.
Pra completar, como eu havia dito, a seguir, alguns dos sites de que falei:
Fashion Gone Rogue: Site com editoriais de moda em alta resolução.
TED: Palestras sobre qualquer assunto, incluindo moda.
Polyvore: Roupas de grife à venda, pode-se também montar painéis de inspiração nesse endereço.
Bëhance: Muito bom na busca de inspiração, uma diversidade de portfólios online.
LOOKBOOK: Bom na busca de inspiração e também para garimpar novos estilos.
Vogue Covers: Site de capas da revista Vogue, bom para pesquisa.
PerBang: Este site é interessante porque ajuda na procura de cores e conversão também, assunto muito importante quando tratamos de cores no computador e cores em tecido mesmo.
Fontes das imagens: 1- Acervo próprio; 2 e 3-  Ilustração: Marina Seibert Cezar(Feevale); 4- Google imagens.
Bom final de semana a todos os leitores queridos! Beijos
Comentários
11 Comentários

11 comentários:

  1. Gostei desse post, porque vc fala da essência da moda, e não sobre as tendências no geral!

    Beijos,
    Caroline, do Criticando por Aí.

    ResponderExcluir
  2. Opa...muito interessante esse post. Estou adorando saber um pouquinho mais da teoria da moda. Com certeza as novelas ditam moda e muitooo mesmo.
    Beijos!
    Paloma Viricio- Jornalismo na Alma.

    ResponderExcluir
  3. Novela realmente contribui demais, nos dias de atuais todo mundo quer ter a pulseira da ''Dona Helô''

    minhaladainha.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Novela sabendo observar logo logo vira tendencia rsrs sempre é assim, adorei demais esse post, foi bem informativa :D
    Beijinhos
    Facebook do blog
    conversando-com-a-lua.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Gostei muito desse post, ficou bem interessante!
    Beijão <3

    Está rolando sorteio lá no blog, vem participar *-*

    www.detalhesamor.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. acho que nem me encaixo nessa pirâmide...

    ResponderExcluir
  7. Interessantíssimo o post. Gostei porque foi bem mais além daquele "use isso, mas não use aquilo".

    M&N | Desbrava(dores) de livros

    ResponderExcluir
  8. Concordo,o mercado da moda está em ascensão hoje em dia, os principal começa nas novelas e depois vai para o público! Gostei muito do seu post!
    vestindo-ideias.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  9. Olá
    Adorei o post.
    Bem interessante.
    Nunca tinha pensado na novela como uma fonte de moda, mas de certa forma você tem razão
    Beijos

    cocacolaecupcake.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  10. Curti muito o post, super completo e informativo. PS:. O que é esse estilo Homeless meu deus do céu? hahaha Os moradores de rua lançam tendência agora também? Beijos,

    Mirelle
    http://www.bratzblogger.com

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...