05 abril 2013

Moda e Filmes


Imagens: Google e We Heart It.
A procura da beleza na moda faz com que o trabalho do desenhista se aproxime muito do trabalho do artista. E pensando em arte, vamos falar um pouco da Sétima Arte, sim vamos falar de Cinema e a sua relação com a Moda. 
Moda e cinema sempre caminharam juntos. Moda também sempre foi o reflexo dos grandes movimentos da humanidade, assim como o reflexo de tudo que ocorria na mesma.
Pensando em moda e cinema, listamos para vocês, os filmes que retratam a moda de um determinado período, contam sobre grandes nomes, ou simplesmente são referência.
O Diabo veste Prada: Os bastidores de uma revista de moda, o glamour e todas as intrigas que fazem parte do dia a dia de uma redação do tipo são mostrados neste filme, inspirado no livro do mesmo nome, escrito por Lauren Weisberger. A intragável Miranda Priestly, interpretada por Meryl Streep, foi inspirada numa personagem da vida real: Anna Wintour, editora da revista Vogue América, para a qual a autora trabalhou como assistente. Os bastidores dos desfiles internacionais também aparecem nesta produção, mas sob o olhar de uma estagiaria novata. Direção: David Frankel.
Prêt-à-Porter: O filme se passa em torno da apresentação das novas coleções na semana da moda em Paris. A partir daí, várias subtramas envolvendo modelos, fotógrafos, jornalistas e  celebridades  se desenvolvem paralelamente. Entre elas, o assassinato de uma figura importantíssima no mundo fashion. Clássico de Robert Altman, o filme mostra os bastidores de uma semana de moda em Paris. No filme, vários personagens do mundinho fashion interpretam a si mesmos. Vale a pena ver. Direção: Robert Altman
Flashdance: O figurino é extravagante e delicioso de ver. Também, pudera! A história da menina que quer ser uma dançarina famosa a qualquer custo se passa nos anos 80. Na época, peças como as polainas e as ombreiras eram o tem-que-ter! Um dos maiores clássicos dos anos 80. Marcou uma geração não apenas no quesito figurino, mas também. Como referência na dança e na música. Direção: Adrian Lyne
Caderno de notas sobre roupas e cidades: O documentário dirigido por Wim Wenders, em 1989, mostra todo o processo criativo do estilista japonês Yohji Yamamoto, um dos responsáveis pela introdução de roupas desestruturadas nos anos 1980, quando vários estilistas japoneses começaram a fazer sucesso em Paris e, por consequência, no mundo. Tendo paciência para encarar o ritmo lento, quase orgânico, em que se passa o filme, a recompensa é certa. O mestre japonês e o mestre alemão dão uma aula de sensibilidade e poesia nesse encontro.
Blow up - Depois daquele beijo: O filme prova que nos anos 1960 os jovens ingleses já inventavam moda! As minissaias, botas altas e vestidos coloridos e estampados bombaram em Londres (e no mundo) depois da estreia do filme, com Vanessa Redgrave e Jane Birkin no elenco. Trilha sensacional. Mostra os bastidores da vida de modelo na Londres dos anos 60. Direção: Michelangelo Antonioni. Ano: 1966 
Sabrina e Bonequinha de Luxo: Dois clássicos dos anos 50 e 60, respectivamente, estrelados por Audrey Hepburn. Os modelos usados nas histórias são chiquérrimos e a personagem principal é um ícone de elegância. Logo na primeira cena de Bonequinha de Luxo, a atriz aparece namorando as vitrines da luxuosa loja Tiffany´s. Puro glamour! Audrey Hepburn e sua filmografia são um dos maiores legados do cinema para a moda contemporânea. Sabrina foi dirigido por Billy Wilder, em 1954. A direção de Bonequinha de luxo é de Blake Edwards, em 1961.
Sex and the City - O filme: Com o sucesso da série americana, a colunista Carrie Bradshaw e suas inseparáveis amigas Charlote, Miranda e Samantha foram parar no cinema. Todas as personagens servem como referência de moda, cada uma no seu estilo! A continuação do filme estreia em 2010. A figurinista Patrícia Field, responsável pelo guarda-roupa das quatro amigas nova-iorquinas, carimbou seu passaporte dentro da indústria da moda e do cinema graças ao bom humor, à precisão, à ousadia e à originalidade dos looks desfilados, sobretudo por Carrie, Sarah Jessica Parker, ao longo da série. Por causa disso, Patrícia tornou-se uma das profissionais mais influentes da moda atual. Direção: Michael Patrick King. Ano: 2008.
O Talentoso Mr. Ripley: Toda sobriedade e elegância dos trajes dos anos 1950 podem ser conferidas neste filme, em que trabalham Matt Damon, Judy Law, Gwyneth Paltrow. Não é à toa que ele foi indicado ao Oscar de melhor figurino! Uma aula de estilo à beira-mar. Todo o glamour da época, um lifestyle cobiçado por muitos e um guarda-roupa desejado por tantos outros. Direção: Anthony Minghella. Ano 1999.
Meu Primeiro Amor: A produção conta com um figurino casual e muito bem produzido. A história também é linda, com o então garoto-prodígio Macaulay Culkin. Uma rara referência no cinema sobre a moda infantil dos anos 1970. Direção: Howard Zieff. Ano: 1991.
A Culpa é do Fidel: Produção francesa que também se passa nos anos 1970, e a atriz principal, a garotinha Anna (Nina Kervel-Bey) dá um show de interpretação! Também é indicado para quem se interessa por moda infantil vintage. Elegância típica parisiense. Direção: Julie Gavras. Ano: 2006. 
Maria Antonieta: Com certeza um filme referência na moda. Lançado em 2006, não poderia abrir mão do luxo nos cenário e claro, no figurino. O filme caracteriza muito bem essa época, onde Maria Antonieta foi o grande ícone da moda daquele tempo. A rainha tinha um  amor pela moda (que na época não era chamada assim), pela luxuria e pelas “aventuras” nos bailes de máscaras. Diz-se que ela se mascarava de plebeia e fugia dos compromissos de rainha [além de fugir de si mesma, dos seus receios e dos seus medos].

Esses filmes realmente são inspiradores e apaixonantes. Vale a pena ver!
Assista, inspire-se! Crie!
Listamos também filmes referencia da moda do séc. XX em ordem cronológica:
1920 – Moderns (Allan Rudolph, 1987)
1926 – The Lodger (Alfred Hitchcock, 1926)
1931 – Henry e June (Kaufman, 1990)
1939 – A era do rádio (Woody Allen, 1987)
1946 – Gilda (George MacReady e Joseph Calleia, 1946)
1946 – E deus Criou a mulher (Roger Vadim, 1956)
1954 – Sabrina (Billy Wilder, 1954)
1955 – Juventude Transviada (Nicholas Ray, 1955)
1956 – Cinderela em Paris (Stanley Donen, 1956)
1960 – Bonequinha de Luxo (Blake Edwards, 1960)
1962 – Hairspray (John Waters, 1988)
1963 – Os Pássaros (Alfred Hitchcock, 1963)
1966 – Blow Up (Michelangelo Antonioni, 1966)
1969 – Hair (Milos Forman, 1979)
1969 – Sem Destino (Dennis Hopper, 1969)
1973 – Casino (Martin Scorcese, 1995)
1975 – Sid & Nancy (Alex Cox, 1986)
1978 – Os embalos de sábado à noite (John Badlan, 1978)
1986 – Conta Comigo (Rob Reiner, 1986)
1987 – Máquina Mortífera (Richard Donner, 1987)
1994 – Pulp Fiction (Quentin Tarantino, 1994)
1995 – Kids (Larry Clark 1995)
No próximo post, looks inspirados nesses filmes.
Essa é a primeira matéria da nossa colaboradora, a Jaqueline Ribeiro faz parte da equipe do Tecido Doce que ainda está em processo de formação.



Comentários
17 Comentários

17 comentários:

  1. Nossa, eu sou apaixonada pelo filme O Diabo veste Prada, nunca me canso de ver a Anne sempre perfeita <33 Eu adoro filmes de moda >< E parabens pelo blog, ele é lindo ! http://meninasquaseinvisiveis.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Adoro o filme diabo veste prada!!!Amei o blog, beijinhos.


    http://duploponto.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. meu Deus, q post perfeito!!! Favoritei o post, pois ainda ñ assisti quase nenhum filme acima !
    Amei as imagens!!!!!!!!
    beijos ♥ likearocklikearoll.blogspot.com
    facebook.com/Indirablog

    Ah, Responda a enquete do blog, para que eu possa conhecer melhor os leitores! e estou divulgando o link do blog de quem responder! Se já respondeu, por favor, ignore. ^^
    likearocklikearoll.blogspot.com.br/p/leitor.html


    ResponderExcluir
  4. Eu só assisti ao Diabo veste prada, que por sinal eu amor demais *--*
    Beijos

    sonhosdegarota.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Gente estou muito desatualizada porque só vi "O Diabo Veste Prada" que vergonha né? Mas me interessei por "Maria Antonieta"

    (desconstruindoaspalavras.blogspot.com.br)

    ResponderExcluir
  6. bom, o figurino é algo muito importante num filme, ou até mesmo, num seriado, sempre presto atenção às roupas que estão sendo usadas. claro que elas variam de acordo com a época, mas é sempre interessante.
    »»» Emilie Escreve

    ResponderExcluir
  7. O diabo veste prada é otimo, adooooro! :D

    ResponderExcluir
  8. Que vergonha de todos esses só assisti ''meu primeiro amor'' não tenho tempo, mas gosto muito de filmes, ainda mais quando mistura-se com moda.

    minhaladainha.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. Nossa, muitas dicas excelentes *-*
    E alguns ainda não vi, vou por na lista. Obrigada pelas indicações. Pra mim, eu acho quase essencial ter uma boa direção de figurino.
    <3

    ResponderExcluir
  10. Gente, ficou mara esse post! Super interessante!

    beijinhos queridas!
    biaschultz.blogspot.com

    ResponderExcluir
  11. Acho super legais esses filmes, que ou falam sobre moda, como o Diabo Veste Padra, ou que apenas tem pessoas bem vestida, eles servem de inspiração muitas vezes.

    beijos, Lu
    Lendo ao Luar

    ResponderExcluir
  12. HAHA< adorei esse mega post!

    Beijos!
    @esteffanifontes, do blog Aos Dezesseis Anos
    aosdezesseisanos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  13. Amei o post.. amo muitos dos filmes que você citou e também adoro quando o cinema consegue abordar divinamente a temática da moda ou quando o filme arrasa com seus figurinos bem elaborados.
    Beijos, Mi

    www.recantodami.com

    ResponderExcluir
  14. ADOOOORO Diabo Veste Prada e estou louca pra ver Maria Antonieta! Haha
    Beijos,

    Amanda
    www.docesdias.com

    ResponderExcluir
  15. Adorei a escolha de filmes. Assisti a maioria, mesmo não entendendo nada sobre moda. Admito que adorei mais o Diaboveste prada, e que meu primeiro amor marcou a minha infância :D
    Ah, e obrigada pela visita.
    Te espero lá de novo.
    Beijão.

    - VITAMINA DE PIMENTA -
    @LariCrazy_

    ResponderExcluir
  16. Gostei da forma com que tu abordou o tema ;)
    Yohji Yamamoto é um gênio, estudei sobre ele no curso de japonês e ele me encantou. Dos filmes citados Bonequinha de Luxo é o meu preferido e os figurinos são lindos mesmo ;)

    Beijos, ameamai.blogspot.com

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...